ORDEM 1ª DE SÃO CIPRIANO PROTETOR

Somos uma Ordem Fraternal, Filosófica e Social, com o objetivo de compartilhar novos conhecimentos sobre a "arte", composta por homens e mulheres que congregam ideias construtivas, como a fraternidade, igualdade e liberdade.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Entendendo Melhor Nossos Signos "A Cruz"

A Cruz
Ninguém sabe com certeza a origem da cruz. 
Entretanto, parece que sua forma mais antiga, a cruz em movimento - (swástica hallada), foi encontrada na Índia. Seu significado é «boa sorte.»
A cruz é considerada um símbolo universal.
Os egípcios a chamavam ankh e era considerada uma «chave mágica que abria a "fronteira da imortalidade.»
Pode-se encontrar cruzes em culturas tão distintas como a fenícia, a persa, a etrusca, a grega, a escandinava, a celta, a africana, a australiana, a chinesa, a tibetana, a asteca, a maia, a inca, entre outras.
Mesmo que a cruz tenha um traçado muito simples está, na realidade, carregado de densa complexidade.
Buscar todos os sentidos que possui é como ingressar numa caverna obscura, cheia de caminhos tortuosos e emaranhados, que se entrecruzam. Seu significado flutua em três níveis: místico, filosófico e sociológico.
Pitágoras dizia que Deus falava através de números e, a essa linguagem, o filósofo grego chamou de matemática sagrada, ou ciência dos princípios.
Ao símbolo da cruz, relacionou o número 4 que representa a ordem do mundo, as quatro bases que formam o equilíbrio da criação.
Imaginem, o que aconteceria se faltasse um dos pés de uma mesa?
Mesmo assim, o número 4 tem sua origem no 2 e, por isso, a cruz também se identificou com os pares opostos de conceitos: humano-divino, espaço-tempo, liberdade-disciplina, eros-thanatos etc., duas forças em permanente conflito e complementaridade.
Também é associado à cruz o significado de centro para onde tudo converge, a Árvore da vida.
Na "Ordem 1ª de São Cipriano Protetor", a "Cruz representa em primeiro lugar o próprio Cipriano como ser humano e seguidamente cada um de nós, o ser humano como um todo é uma figura sagrada, a vida em si é sagrada em todas as religiões, atentar contra a vida é uma pecado sem perdão.

Em nossos fundamentos também é de suma importância a vida de cada um, buscamos por zelar pela castidade de nossa vida e de nossos fraternos...

Temos regras claras que buscam promover um vida digna e com qualidade...
A vida que levamos mostra claramente que tipo de pessoa somos, no nosso caso, buscamos ser pessoas firmes, determinadas e com uma reputação inabalável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário